Eficiência em Gestão de Documentos e Informação

Professor(a)

Ana Claudia Dias

Sobre o curso

O curso pretende abordar a questão da Gestão de Documentos e Informação com foco na redução de custos. Abordará conceitos básicos de Arquivologia e Documentação; Movimentos organizacionais de um Arquivo; Método de arranjo da documentação de arquivo; Estudo de caso (Contabilidade Fiscal e Recursos Humanos).

Mercado de Trabalho

Os alunos poderão ser capacitados a aplicar os conhecimentos de forma prática, inclusive no que diz respeito ao uso das novas tecnologias de gestão de acervos, com métodos que podem ser utilizados em empresas de qualquer porte. Sendo assim mais atraentes para o mercado de trabalho.

Objetivo do curso

Fornecer técnicas básicas para organização e gerenciamento de documentos e informação; Capacitar os alunos para a utilização de tecnologias para gerenciamento de documentos e informação

Arquivistas, bibliotecários, administradores, secretárias, assistentes e auxiliares, enfim, todos aqueles que vivenciam a prática da gestão documental poderão participar de nosso encontro.

O que é Documento / Informação / Documentação
Conceitos básicos de arquivo
O ato de arquivar e seus benefícios para a empresa
Requisitos básicos para uma boa administração de Arquivo
Para que serve a Tabela de Temporalidade: ESPAÇO X TEMPO
Estudos de Caso: exercícios com os participantes
O Arquivo e o Documento
Como classificar os documentos de sua empresa, com os objetivos de proteger e resguardar as informações.
Níveis de proteção.
As diferentes formas de apresentação dos arquivos.
Ferramentas tecnológicas aplicadas à Gestão Documental.
Metodologias para Gestão Documental
Alfabético, Numérico, Alfa-Numérico, Decimal, Geográfico
Outros Métodos de Classificação de Arquivo (variadex, indexação coordenada, entre outros). Atividades práticas: estudos de caso.
Total 30 horas

Ministrante: Dra. Ana Claudia Dias