• Objetivos do curso

    Formar profissionais para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de recursos humanos, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

  • Perfil do egresso

    O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Reabilitação da ASCE será formado, nas múltiplas atividades teórico-práticas, para estar apto a:

    • Identificar as habilidades existentes nas pessoas, constitutivas de seu talento e o nível de desenvolvimento necessário para formar competências.
    • Perceber as potencialidades existentes, sua intensidade, sua futura aplicação e o desenvolvimento necessário para instruir a construção da capacidade individual.
    • Compor o Perfil Inicial das pessoas, através da composição harmônica entre habilidades e potencialidades, antever o processo de aperfeiçoamento e os objetivos possíveis.
    • Elaborar o Planejamento Personalizado, partindo da situação ou Perfil Inicial e estabelecer as metas intermediárias e o Perfil Final, através de treinamento especializado.
    • Coordenar a Educação das pessoas, com vistas à sua inserção ambiental, conforme sua competência, visando seu aproveitamento integral e gradativo.
    • Montar e gerenciar o processo de Instrução, visando a integração da pessoa com o Mercado, com os Clientes e com a Concorrência, visando a participação empresarial.
    • Elaborar e gerenciar o processo de Treinamento, visando a integração da pessoa com a Empresa, entrosando-se com seus produtos, seus processos e sua projeção no futuro.
  • Campos de atuação

    O Gestor de Pessoas formado pela FRASCE poderá atuar no papel estratégico das organizações contemporâneas, gerenciar departamentos e equipes na área de recursos humanos, em qualquer tipo e tamanho de organização, atuando, de maneira proativa e inovadora, no recrutamento e seleção, no planejamento de cargos, salários e benefícios, na educação corporativa, no desenvolvimento de lideranças e da cultura organizacional. Poderá também assessorar tanto a direção como os demais setores em atividades como contratação, no desenvolvimento de performances individuais e organizacionais, nanegociação de relações de trabalho, além de a realizar e gerir as práticas de departamento de pessoal.

     

  • Coordenador do curso

    Alessandra M. Ramiro de Lima

    Administradora (FACC/UFRJ 2003), Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ(2011). Professora de Graduação e Pós-graduação, com experiência no ensino presencial e a distância, nas áreas de Gestão Empresarial, Desenvolvimento Organizacional e Sistemas Informacionais. Profissional do mercado com mais de 15 anos de experiência atuando na Estruturação (e reestruturação), Implementação e Gerenciamento Organizacional; na Comunicação Empresarial; nas Relações Institucionais; e no campo da Disseminação e Valorização da Cultura. http://cnpq.br/1268329529818026

Graduação
Tecnologia em Gestão de RH

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FRASCE busca atender a uma exigência da modernidade – considerar as pessoas como o principal ativo das organizações – e, neste sentido, privilegiar a sua formação,desenvolvendo profissionais para atuarem tanto na gestão e desenvolvimento organizacional com foco em resultados, como nas práticas de departamento pessoal – área atualmente com alta demanda de profissionais. Preparamos o gestor de pessoas por meio de metodologias ativas e processos colaborativos.Práticas operacionais e gerenciais, dinamismo, inovação e criatividade são competências basilares na formação do aluno da FRASCE.

Coordenadora Geral: Alessandra M. Ramiro de Lima

Ficha Técnica

  • Titulação

    Tecnólogo

    Duração

    2 anos

    Modalidade

    Presencial

  • Turno

    Manhã
    Noite

    Horários

    08:00 – 11:40h
    18:20 – 22:00h

    Próxima Turma

    2017.2

  • Unidades

    Rua Uarumã 80, Maria da Graça – RJ

  • Investimento

    M 800,00 | N 750,00 (Descontos Especiais)

  • Situação Legal

    Ato Legal: Autorizado pela PORTARIA Nº 676, DE 4 DE JULHO DE 2017, publicado no DOU de 06/07/2017, Seção 1, páginas 19 e 20.

Nome Do Professor Lattes
Alessandra M. Ramiro de Lima http://lattes.cnpq.br/1268329529818026
Elizabeth de Lima Gil http://lattes.cnpq.br/9981754935305660
Luciano Bispo dos Santos http://lattes.cnpq.br/7504640486439545
Luis Claudio Bernardo De Moura http://lattes.cnpq.br/4282499102669893
Solange Maria Dos Santos http://lattes.cnpq.br/5488920773493719
Suely Santos Motta http://lattes.cnpq.br/3500022362746491
Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Titulação do NDE
Cesar Madureira Bach Presidente do NDE, Mestre
Luciane Guimarães Martins Bastos Especialista
Vagner dos Santos Medeiros Mestre
Maurício dos Santos Soares Mestre
Bruno Senos Q. Gomes Mestre