Avaliação Institucional

O Projeto de Avaliação Institucional Faculdade de Reabilitação da ASCE é decorrente da necessidade da Instituição estar constantemente revendo sua ação frente a sua intencionalidade, contexto sócio-histórico de seu tempo e do meio em que está inserida.

Juntamente com a necessidade e objetivos da Instituição, soma-se a orientação legal e o desejo do Ministério da Educação, através de documentos como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – SINAES, na

promoção e instituição da Avaliação como referência do pensar/fazer educacional.

Neste processo, o objetivo maior é oferecer subsídios para os cursos e Instituição de repensar, revisar e aperfeiçoar seus projetos político-pedagógicos, bem como suas ações. Neste sentido, a avaliação é decisiva para que possam perceber com maior clareza os erros e acertos, possibilidades e limites, e para que propostas possam ser encaminhadas e mudanças qualitativas possam ser realizadas.

Para que possamos ter uma visão de totalidade de nossa instituição, estaremos ouvindo e registrando a fala dos acadêmicos, professores, funcionários, egressos e sociedade civil. Para tal, utilizaremos de forma integrada, critérios objetivos, qualitativos, quantitativos e conceituais, distribuídos em tópicos na avaliação ora proposta.

Queremos ter a possibilidade de fazer com que a avaliação se constitua para além da concepção meritocrática, ou seja, apenas uma forma de premiação/punição, como também não pretende que seja a representação da neutralidade. Deve ser ela uma questão de maturidade institucional e de responsabilidade para com a qualidade. Como processo, ainda, requer a avaliação institucional ser credível, exeqüível e conseqüente.

A avaliação como processo deve ser viável, principalmente em termos de possibilidade e de execução. A avaliação como processo requer ser exata, tendo em vista a necessidade de sua condução correta e dos instrumentos adequados para a obtenção de informações confiáveis. A avaliação como processo é uma questão ética e social, visto sua condução transparente e com senso de justiça.

Assim, devemos entendê-la através da concepção qualitativa e quantitativa. Nessa abordagem, nosso foco residirá no processo e em suas possibilidades e limites. Um processo extremamente ágil, dinâmico, portanto com necessidades de mudanças em um constante diálogo do projeto institucional com a realidade e com as novas idéias que dele surgem. A metodologia para abarcar essa dinâmica deverá ser a ação-reflexão-ação.

A avaliação institucional acima de tudo deve servir como ponto de apoio aos recursos humanos, e não de ranking nem de professores, nem das funções da Instituição. Pretende-se com a avaliação a dignificação da função docente, técnica e administrativa, bem como um ensino de qualidade sempre maior. Obviamente, além de entender a extensão e utilidade de sua função social, da Instituição, junto ao meio em que atua.

Finalmente, espera-se, ainda, que a partir da avaliação institucional e do diagnóstico resultante, sejam construídos encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela FRASCE com o intuito de superar as dificuldades e aprimorar os aspectos apontados positivamente. O desejo e a intencionalidade é que essas ações, depois de diagnosticadas, ocorram sempre com uma maior participação crítica e um comprometimento efetivo de toda comunidade acadêmica e da sociedade que a envolve, com os destinos da Instituição, visto que uma IES somente consegue se impor interna e externamente pelo nível de qualidade da ciência e tecnologia que promove e sua capacidade de atender, através do exercício de sua responsabilidade social, as demandas de nosso tempo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, equânime, social e economicamente desenvolvida.

Integrantes da Comissão Própria de Avaliação

MembrosSegmento
Amilton Carlos NascimentoCoordenador
César Madureira BachDocente
Silvia SenosDocente
Lucas RibeiroDiscente
Leojunes Carneiro de SousaDiscente
José Fernandes Mota NetoSociedade Civil
Henrique Cesar Alves de OliveiraSociedade Civil
Danilo Cruz de AzeredoTécnico Administrativo
Veronica SodréTécnico Administrativo